A Permian Brasil desenvolve projetos de proteção e restauração de florestas tropicais em larga escala. Nosso trabalho, em parceria com comunidades tradicionais, contribui para a geração de oportunidades econômicas sustentáveis locais, incentivando a proteção ao invés da conversão ou exploração não sustentável da floresta nativa.
Para implantar um projeto de carbono florestal, realizamos extensas pesquisas, investigação prévia e negociação para garantir que sejam atendidos todos os requisitos legais, políticos e sociais que garantam o sucesso, a longo prazo, das atividades de conservação e restauração.
Cada projeto é verificado quanto aos mais altos padrões de auditorias e certificadoras externas, cumprindo pelo menos os seguintes requisitos:
A) Fornecendo evidências para mostrar que, sem a implementação do trabalho, a floresta teria sofrido com o risco do desmatamento ou degradação florestal (adicionalidade);
B) Demonstrando que a atividade do projeto não resultou em deslocar o desmatamento e as emissões para outro local vulnerável (vazamento evitado);
C) Fornecendo evidências para mostrar que o trabalho e as emissões evitadas não serão revertidas (permanentes).
Melhor do que simplesmente afirmar que um projeto teve um impacto positivo, é submetê-lo a uma vistoria completa, com avaliação criteriosa e orientada por padrões internacionais, mensurando seu impacto com base em parâmetros estabelecidos por especialistas independentes.
Nosso trabalho é financiado pela geração e venda de reduções verificadas de emissões (VERs) – essas são as emissões quantificáveis que teriam sido lançadas na atmosfera se o desmatamento e a degradação florestal tivessem ocorrido sem o projeto. Uma empresa que está tentando reduzir suas emissões de carbono pode, assim, comprar VERs para compensar as emissões que não conseguiu eliminar até o momento.
“Os ecossistemas naturais desempenham um papel vital no combate às mudanças climáticas, removendo o excesso de dióxido de carbono da atmosfera. Com mais biodiversidade, os ecossistemas funcionam com mais eficiência e, portanto, são essenciais para a sobrevivência da humanidade e do planeta.”
– Jerry Bertrand, Conselheiro Ambiental, Permian Global.
Os trópicos ao longo da faixa central ao redor da Terra localizam-se perto do Equador. O Trópico do Câncer (Hemisfério Norte) e o Trópico de Capricórnio (Hemisfério Sul) compreendem aproximadamente 36% da massa terrestre do mundo, incluindo grandes partes da América Central e do Sul, África Subsaariana e Sudeste Asiático.
Esta região recebe a maior quantidade de luz solar anual e suas variações sazonais são geralmente limitadas a estações úmidas e secas. Tais condições climáticas criaram diversos ecossistemas tropicais, incluindo florestas tropicais, florestas sazonais, florestas secas, desertos e áreas montanhosas. Em condições ideias, particularmente nas vastas florestas tropicais e florestas sazonais, a vida floresceu, com alguns dos mais altos níveis de biodiversidade do que em qualquer lugar da Terra.
As florestas tropicais desempenham um papel vital e importante dentro dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra, mas estão sob séria ameaça de desmatamento e degradação devido a uma lista de fatores complexa.
É missão da Permian, através de suas subsidiárias em diversos países, proteger a maior escala possível dessas paisagens biodiversas e ricas em carbono.
A Permian Global gerencia projetos diretamente ou por meio de parcerias com ONGs, instituições governamentais ou empresas do setor privado, que têm uma presença estabelecida a longo prazo no país ou região relevante. Os parceiros são experientes em gestão da conservação e seus interesses estão intimamente alinhados com a visão e os valores da Permian.
A abordagem de gerenciamento da Permian Global foi projetada para minimizar o risco do projeto, maximizando os resultados de carbono, sociais e ambientais.
Trabalhamos em estreita colaboração com parceiros de implementação locais, garantindo que os projetos sejam executados em linha com nossa estratégia global para produzir reduções claras nas emissões, que sejam reais, adicionais, permanentes e verificáveis.
Desenvolvemos vários tipos de projetos que podem ser segmentados por impacto ambiental (desmatamento evitado, degradação florestal evitada e regeneração florestal aprimorada) e ameaças específicas (conversão ilegal em larga ou pequena escala, manejo florestal comercial, extração de recursos ilegalmente e ameaças naturais, como queimadas por estiagem e seca, etc).