O projeto de manejo sustentável da floresta na Reserva Extrativista Rio Cautário contará com a parceria de um fundo de investimento inglês especializado em REDD+, que pagará R$ 1 mil por mês a cada uma das 95 famílias residentes da reserva, desde que não ocorra expansão do desmatamento em novas áreas, por um período de 30 anos. O parceiro escolhido pelo governo estadual também entregou uma carta de intenção de uma empresa automobilística, garantindo a compra de todos os créditos de carbono gerados pela Resex. De acordo com a coordenadora de Florestas Plantadas da Sedam, o potencial anual do mercado de créditos de carbono em Rondônia gira em torno de US$ 50 milhões ao ano.
Atualização fev/25
Desde 2020, o Projeto de Conservação Florestal da Resex Estadual do Rio Cautário vem se consolidando como um modelo viável de desenvolvimento sustentável, beneficiando as comunidades tradicionais e promovendo a proteção e restauração de mais de 146 mil hectares de Floresta Amazônica e da sua biodiversidade.
A iniciativa tem como objetivo defender áreas sob risco de devastação por queimadas e desmatamento, além de recuperar áreas já comprometidas. Isso visa diminuir a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE), auxiliando no enfrentamento às alterações do clima, conservando ambientes cruciais para a biodiversidade e aprimorando a qualidade de vida das comunidades tradicionais por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e iniciativas de geração de renda, o que resulta em melhorias nos indicadores socioeconômicos locais.
A Permian Brasil implementa práticas avançadas na administração de projetos de carbono florestal, trazendo soluções inovadoras em monitoramento e tecnologia de ponta, combate a incêndios e suporte técnico rural às famílias. A empresa atua na recuperação de antigas áreas de pastagem, fornece treinamento às comunidades em sistemas agroflorestais e métodos regenerativos, fortalecendo assim a resiliência da floresta, sua biodiversidade e as famílias que atuam como guardiãs do meio ambiente.
Saiba mais sobre o Projeto de Conservação Florestal da Reserva Extrativista do Rio Cautário aqui.
Conheça o Governo de Rondônia aqui.