O conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Benedito Antônio Alves, participou recentemente de visitas a duas modelagens de projetos de carbono florestal, chamados REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), envolvendo as Reservas Extrativistas (Resex) Rio Preto Jacundá, no município de Machadinho do Oeste, e Rio Cautário, no município de Costa Marques.
[…]
RIO CAUTÁRIO
A segunda visita foi feita no último dia 5 de outubro visando conhecer o desenvolvimento e aplicação dos recursos da iniciativa Projeto Carbono Florestal Rio Cautário, em Costa Marques, a qual está sendo implementada pela Permian Global em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedam. A modelagem utiliza contratos individualizados com aproximadamente 100 famílias e é a primeira realizada no Brasil.
O conselheiro participou da audiência pública com a Associação Canindé, na Resex Rio Cautário, ocasião em que a comunidade escolheu e votou sobre a aplicação de recursos orçamentários destinados ao projeto pela empresa Permian no Brasil. Na Resex, o conselheiro visitou comunidades locais e ouviu relatos de moradores sobre os benefícios advindos do projeto, como também pontos de melhoria a serem efetivados.
[…]
Ainda na Resex Rio Cautário, o conselheiro Benedito também se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Gustavo Montezano, que se fazia acompanhar do secretário Marcílio Leite Lopes e do doordenador de Unidades de Conservação, Fábio França dos Santos, da Sedam, e com o diretor Pedro Bruno Barros de Souza, superintendente da Área de Governo do banco.
Confira a matéria completa sobre a vista à Resex Rio Cautário no site do TCE-RO.
.
Publicada em 13 de outubro de 2021.