BACK TO NEWS
Permian-Logo

por Permian Brasil

20/03/2025

A celebração da “Semana da Mulher” na Reserva Extrativista do Rio Cautário deu protagonismo ao papel fundamental das mulheres para a preservação da floresta e desenvolvimento sociobioeconômico regional.

Ocorrida entre os dias 12 e 14 de março de 2025, a comemoração foi promovida pela gestão comunitária do Projeto de Conservação da Natureza da RESEX Rio Cautário (conheça mais), e superou as expectativas de engajamento. No total, 51 comunitárias, ou mais da metade das mulheres da RESEX, sem contar as crianças, compareceram e participaram ativamente da programação.

Proporcionando momentos especiais de reconhecimentos e homenagens, o evento proporcionou a troca de saberes, entre as presentes, a fim de fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar seu protagonismo na bioeconomia amazônica.

No dia 12 de março, as mulheres das comunidades Ilha e Ouro Fino participaram de um evento repleto de atividades, sorteios e aprendizados, na Comunidade Ilha. A programação teve início às 8h com o café da manhã, seguido de uma apresentação sobre o contexto histórico do “Dia Internacional da Mulher” e de uma aula sobre educação financeira e empreendedorismo.

Já no dia 14 de março, foi a vez das comunitárias da Laranjal, Vitória Régia, Águas Claras, Canindé e Comunidade 62 percorrerem a mesma programação, desta vez na comunidade Laranjal, que as recebeu no novo barracão comunitário, construído com os recursos do programa de desenvolvimento comunitário do projeto, também conhecido como fomento. O espaço foi ideal para a recepção das mulheres e crianças, apesar da chuva que brindou a comemoração.

Durante as apresentações, as mulheres demonstraram um interesse genuíno pelos temas propostos, com a diretora jurídica da Permian Brasil, Luciana Burr, dando o tom logo na abertura, compartilhando o contexto histórico sobre a data comemorativa, desde a sua criação, com base na luta feminina por igualdade de direitos e oportunidades, e porque, até hoje, se faz necessária. Seu depoimento reflete a troca proporcionada pelo evento: “conversar com nossas parceiras sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, suas origens e os impactos da data, foi uma experiência muito especial de compartilhamento. Posso dizer que foi um verdadeiro presente que pude oferecer e receber, com o verdadeiro significado desta data: um dia para apoiarmos e ajudarmos as mulheres a ocupar todos os espaços com equidade.”

A seguir, Bruna Vilela Albert, nossa coordenadora financeira, compartilhou seus saberes sobre educação financeira e empreendedorismo, trazendo conceitos, ferramentas e exemplos práticos e acessíveis para todas, exemplificados através de uma atividade comum na reserva, como a fabricação e venda de pães e bolos com ingredientes do extrativismo.  Bruna, que oferece oficinas sobre esse tema, voluntariamente, há algum tempo, também compartilhou seu sentimento ao participar do evento: “levar educação financeira para mulheres é sempre gratificante, e poder me conectar, mesmo à distância, com as mulheres da RESEX tornou essa experiência ainda mais especial. Foi uma troca enriquecedora, onde não apenas compartilhei conhecimento, mas também aprendi durante o processo com suas realidades e desafios. A educação financeira deve ser vista como uma estrutura primária da educação, essencial para que mais mulheres tenham autonomia, segurança e prosperidade. Iniciativas como essa reforçam a importância de criar oportunidades reais para transformar vidas, promover o empoderamento feminino e fortalecer o coletivo, dando às mulheres as ferramentas necessárias para conquistar sua independência e realizar seus sonhos”.

Assim, a celebração da Semana da Mulher foi uma oportunidade de reforçar o espírito coletivo entre as mulheres das comunidades. Em geral, houve um sentimento de valorização expressado pelas mulheres logo após o evento. Segundo Francilene Souza e Edivânia Silva, comunitárias da equipe local do projeto, houve mulheres que, inspiradas pelo evento, ampliaram suas iniciativas empreendedoras no dia seguinte, aplicando conceitos financeiros, de precificação e promoção compartilhados no evento.

Assim, a Semana da Mulher na RESEX do Rio Cautário transcendeu uma simples comemoração. A iniciativa demonstrou que a valorização individual e coletiva das mulheres pode catalisar seu potencial para maior autonomia e prosperidade, respeitando suas tradições e o modo de vida sustentável. As comunitárias saíram do evento com conhecimentos complementares, aplicáveis em seu dia a dia e um renovado senso de valor próprio e pertencimento coletivo.

CATEGORIAS:
COMPARTILHE: