Desde 2020, o projeto de carbono florestal na Resex do Rio Cautário, desenvolvido em conjunto com a Permian Brasil, vem oferecendo oportunidades para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
Além da oportunidade de contratação direta pelo projeto, que já gerou mais de 20 empregos formais para os comunitários, o PSA mensal (Pagamento por Serviços Ambientais), programas de extensão rural, com apoio e capacitação técnica, e de educação ambiental já desenvolvem talentos locais beneficiando as famílias e protegendo a floresta, base do sustento extrativista tradicional. O envolvimento dos moradores com as oportunidades geradas pelo projeto, favorecem geração de renda adicional e de oportunidades futuras para outros beneficiários, em especial jovens e mulheres.
Atualmente, vagas de brigadistas estão sendo oferecidas para os moradores locais, a fim de prevenir queimadas, já que terá início o período de seca na região. Além disso, posições de viveiristas, monitores ambientais, assistentes administrativos, extensionistas rurais e auxiliares de serviços gerais já foram preenchidas por moradores locais, que seguem implementando as atividades previstas no projeto, impactando positivamente o clima, as comunidades e a biodiversidade na área.
Ao longo dos próximos anos de projeto, novas oportunidades surgirão com investimentos que ainda serão feitos para evitar desmatamento e incêndios florestais, visando reduzir emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa), salvaguardar o carbono na biomassa da floreta, contribuindo assim para o combate às mudanças climáticas.
A abertura de das novas vagas para moradores da Resex Rio Cautário contribui com os propósitos do projeto e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico da região.