BACK TO NEWS
Permian-Logo

por Permian Brasil

03/05/2023

Desde abril desse ano, a Permian Brasil vem investindo na mais avançada tecnologia em sensoriamento remoto com imagens de satélites Planet para reforçar o monitoramento da Reserva Extrativista Estadual Estadual do Rio Cautário, onde desenvolve um projeto de carbono florestal, em parceria com as comunidades extrativistas.

As imagens diárias adquiridas pela constelação de mais de 130 satélites Planet, integradas automaticamente à Plataforma SCCON, geram informações qualificadas de forma ágil e com alta precisão. Os dados dos satélites Planet tornam possível a detecção de focos de incêndio, queimadas, cicatrizes de uso de fogo ou desmatamento, incluindo o corte raso de vegetação nativa.

A parceria com a SCCON Geospatial, responsável pelo processamento de dados em tempo real, entrega a informação com eficiência, incluindo alertas para tomada de decisão. Dessa forma, a gestão local do projeto consegue identificar ilícitos rapidamente, diminuindo as chances de incêndio e possibilitando ações de proteção imediatas.

Isso possibilita a maior segurança das ações em campo, considerando os mais de 217 mil hectares incluindo a área do projeto e uma zona de amortecimento no entorno da Resex.

Desde 2020, o projeto de carbono florestal da Resex Rio Cautário vem reforçando o modelo de desenvolvimento sustentável, beneficiando as comunidades tradicionais extrativistas, promovendo a proteção e restauração da floresta Amazônica e sua biodiversidade.

Com respaldo em ciência, melhores práticas internacionais e tecnologia avançada, como o monitoramento dos satélites Planet, a Permian Brasil desenvolve projetos de carbono florestal de alta qualidade e integridade.

CATEGORIAS:
COMPARTILHE: