BACK TO NEWS
Permian-Logo

por Permian Brasil

21/05/2025

No início de abril, mais de 100 famílias extrativistas da RESEX Estadual do Rio Cautário, em Rondônia, participaram de mais uma Assembleia Geral Comunitária do Projeto de Conservação da Natureza na área, uma iniciativa das famílias extrativistas em parceria com a Permian Brasil. O evento, realizado na base local do projeto, visou fortalecer o entendimento das comunidades sobre o funcionamento do projeto, sua convergência com a nova lei do mercado de carbono, direitos e responsabilidades de cada parte e as melhorias atuais e futuras para as comunidades.

A programação foi dedicada à comunicação, engajamento e empoderamento comunitários, com participação ativa dos presentes durante as apresentações, debates, dinâmicas e manifestações culturais.

 

Destaques da Assembleia

Esclarecimentos sobre o Projeto e o novo Mercado de Carbono

No evento, foram abordados, em linguagem acessível, temas centrais como o papel vital da floresta na regulação climática e a interdependência entre clima, comunidade e biodiversidade, pilares do projeto e de sua integridade e sustentabilidade, bem como o seu mecanismo de financiamento através do investimento privados até o momento e a geração futura de créditos de carbono sobre o desmatamento que a parceria vem conseguindo evitar na área, desde 2020, ano de início do projeto.

 

Educação Climática Participativa

Ao longo da programação, a equipe lançou mão de recursos audio visuais e didáticas inovadoras para abordar os impactos das mudanças climáticas, já sentido por todos, e como o desmatamento e as queimadas agravam o problema, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Essa relação entre aquecimento global e o papel das famílias locais que mantêm a floresta em pé, visou a compreensão da importância do trabalho dos extrativistas, enquanto guardiões do seu território ao longo de décadas, e o papel estratégico que desempenham para o combate às mudanças do clima e perda da biodiversidade. Um jogo interativo de perguntas e respostas, com participação intensa de jovens e adultos, estimulou o diálogo e a troca de saberes, mas sobretudo demonstrou aos presentes o quanto eles já entendem sobre o projeto e sobre o seu importante papel no atingimento dos objetivos locais e globais.

 

Atualizações Legais e Governança

Nosso jurídico compartilhou o contexto e principais pontos da nova lei do mercado de carbono, sancionada em dezembro de 2024, reforçando os direitos das comunidades sobre projetos de carbono em reservas extrativistas, como a RESEX do Rio Cautário e como a parceria entre as comunidades e a Permian Brasil, desenvolvida há mais 4 anos, vem apresentando conformidade com a nova legislação. Também foi reforçada a importância e as orientações para acesso ao canal de escuta disponível 24 por 7, para que as comunidades tragam suas sugestões, reclamações ou denúncias para o comitê de governança do projeto, a fim de fortalecer sua integridade.

 

Direitos e deveres de todas as partes envolvidas no projeto

A gestão regional da Permian Brasil destacou a importância da corresponsabilidade entre todas as partes envolvidas para o sucesso do projeto. Foram reforçadas as regras previamente acordadas, bem como os direitos e deveres de cada ator no exercício das atividades-chave, essenciais para garantir o bom funcionamento e a sustentabilidade da inicitiava. O diálogo enfatizou que o êxito do projeto depende do compromisso coletivo, do respeito mútuo e da participação ativa de todos os envolvidos na obtenção dos resultados almejados para o clima, comunidade e biodiversidade, pilares essenciais para a geração dos créditos de carbono de alta qualidade.

 

Participação ativa e cultura local

O evento teve entretenimento e valorização cutural, com poesia e prosa compartilhada espontaneamente por um morador conhecido das comunidades – o Seu Buxim. Mulheres, jovens e moradores mais antigos marcaram presença nesta assembleia, garantindo a diversidade geracional e nas trocas e a participação ativa de muitos ao longo do evento. A associação Aguapé também trouxe temas da sua alçada de representação dos interesse comunitários para votação, aproveitando o forum e o apoio logístico fornecido para reunir as sete comunidades locais.

 

Transparência e construção coletiva

A assembleia reafirmou a importância da transparência, da participação comunitária e da definição clara de regras e expectativas como fundamentos para o sucesso e a longevidiade do projeto de carbono. A atuação conjunta entre comunidades e equipe técnica e de gestão da Permian reforça o compromisso com a proteção da floresta amazônica, a valorização da biodiversidade local e a promoção do bem-estar das famílias da RESEX do Rio Cautário (conheça mais sobre o projeto aqui).

 

Mais imagens da Assembleia

1
2
3
4
5
6
7
8
previous arrow
next arrow
CATEGORIAS:
COMPARTILHE: