O mercado voluntário de carbono é uma ferramenta poderosa, não apenas para ações climáticas, mas para impulsionar benefícios ecológicos e oportunidades comunitárias. Desenvolvimento Sustentável através de Mercados de Carbono de Alta Integridade.
À medida que o mercado evoluiu na última década e particularmente nos últimos dois ou três anos, os compradores estão se tornando mais criteriosos sobre como consideram a qualidade e quais atributos desejam que seus créditos tenham – seja CDR baseado em tecnologia (Remoção de Dióxido de Carbono), energia renovável ou SBN (Soluções Baseadas na Natureza). Porque Compradores do MVC Pagarão pela Qualidade | BCG.
Ainda assim, certas convicções arraigadas continuam moldando a demanda do mercado e determinando os preços dos créditos, embora nem sempre reflitam com precisão o verdadeiro valor por trás de um crédito específico.
Um bom exemplo disso é o prêmio pago por créditos vintage mais recentes. A suposição é que créditos mais antigos valem menos que os mais novos. Embora o argumento possa ser razoavelmente feito para um crédito gerado a partir de tecnologias em rápida evolução, o mesmo não pode necessariamente ser dito para créditos de SBN.
Créditos mais antigos de projetos florestais de alta qualidade podem demonstrar maiores impactos cumulativos climáticos, de biodiversidade e comunitários. Como o mercado está subvalorizando créditos vintage antigos baseados na natureza – Permian Global.
Como diz o velho ditado, quando é o melhor momento para plantar uma árvore? Há 20 anos. Quando é o segundo melhor momento? Hoje. Um crédito que evitou ou removeu uma tonelada de emissões de gases de efeito estufa há vários anos terá tido muito mais anos de benefício de mitigação climática em comparação com um gerado este ano.
Esses créditos também podem representar um projeto mais confiável e consolidado, que conseguiu alcançar mais benefícios positivos e pode melhor indicar permanência.
Obviamente, a qualidade do projeto deve sempre ser avaliada para garantir que atenda aos padrões cientificamente mais rigorosos, mas talvez um crédito vintage mais antigo, longe de depreciar em valor como o item indispensável do ano passado, deveria se valorizar com o passar dos anos, à medida que deixamos milhões de anos de evolução florestal fazer seu trabalho.
—
Leia o artigo do Dr. Leonardo Sáenz aqui.
Conheça o Projeto de Conversação da Natureza da Resex do Rio Cautário aqui.
Este artigo foi originalmente publicado no blog da Permian Global em maio de 2025. Convidamos você a ler o texto original em inglês para uma compreensão ainda mais aprofundada do tema aqui.