BACK TO NEWS
Permian-Logo

por Permian Brasil

26/09/2024

Já está disponível o terceiro relatório anual do projeto, que completou quatro anos no mês passado, com muitos motivos para comemorar. O relato não só visa dar transparência às iniciativas e avanços obtidos nos últimos 12 meses, mas também celebra os frutos de uma parceria frutífera entre a Permian Brasil e as comunidades extrativistas locais em prol da conservação. O projeto, desenvolvido em parceria com as famílias da RESEX, visa reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através da eliminação do desmatamento na área, respeitando os Planos de Manejo e Utilização pré-existentes, sem a exploração comercial de madeira.

E para tornar isso possível, as famílias recebem Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) mensalmente, em reconhecimento à sua atuação como verdadeiras guardiãs da floresta, além do suporte de mais 9 programas voltados para a melhoria da qualidade de vida e dos índices socioeconômicos regionais. Os dez programas que compõem o projeto estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – Link) da Organização das Nações Unidas (ONU), em colaboração com a agenda climática.

Desde seu início, em setembro de 2020, o projeto beneficia sete comunidades responsáveis pela conservação da floresta, zelando, ao mesmo tempo, pela manutenção das bases para o extrativismo sustentável na região. Esta parceria nasceu do interesse das próprias famílias extrativistas, junto ao estado de Rondônia, e do seu consentimento livre, prévio e informado, seguido da seleção da proposta de projeto, em assembléia comunitária, que melhor atendeu às suas necessidades.

Nas palavras da CEO da Permian Brasil, Alice Alexandre: “É com grande entusiasmo que lançamos o mais recente relatório anual do projeto de conservação da natureza da Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário. Através de ações coordenadas e um compromisso inabalável, estamos promovendo um impacto positivo que vai além das fronteiras da reserva. Cada árvore preservada, cada espécie protegida e cada comunidade fortalecida representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável, justo e livre de ameaças climáticas. Este projeto é um testemunho do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos, com visão e propósito comuns.” Esta introdução é dirigida aos próprios comunitários parceiros de projeto, o principal público alvo do relato que vem sendo divulgado ano a ano, além das organizações apoiadoras.

O novo relatório reúne dados, histórico de atividades e registros que atestam os benefícios do projeto para o clima, biodiversidade e comunidade local. Com base em levantamentos juntos às comunidades anualmente, reflete as melhorias na renda e na qualidade de vida das famílias, graças aos investimentos em infraestrutura e suporte comunitário, como energia renovável, água potável, conexão com a internet, diversificação alimentar, capacitação técnica rural, oportunidades de emprego e treinamento profisional, além de outras iniciativas alinhadas aos ODS.

Com foco no período entre setembro de 2023 a agosto de 2024, o novo relato evidencia a dimensão da área efetivamente protegida pelo projeto com base em dados de monitoramento por satélite, disponíveis publicamente, que comprovam a redução do desmatamento na área, mesmo diante da pressão crescente na região, que vem enfrentando períodos cada vez mais prolongados de seca nos últimos anos.

Acesse o Relatório 2023/2024 do Projeto de Conservação da Natureza da RESEX Estadual do Rio Cautário aqui: [Link]

Ou assista para espiar o conteúdo:

CATEGORIAS:
COMPARTILHE: