BACK TO NEWS
Permian-Logo

por Permian Brasil

23/09/2024

Com o objetivo de contribuir com a proteção de áreas ameaçadas por queimadas no entorno da Unidade de Conservação extrativista, a Permian Brasil acaba de lançar, oficialmente, o Observatório de Proteção Ambiental da RESEX do Rio Cautário. A iniciativa visa compartilhar boletins com localização e dados cruciais sobre focos de incêndios na região, diariamente, através do Sistema de Detecção e Gerenciamento de Incêndios Florestais OroraTech.

Este sistema faz parte do plano de proteção territorial do projeto de conservação florestal desenvolvido pela Permian Brasil, em parceria com as comunidades tradicionais da RESEX Estadual do Rio Cautário, a fim de otimizar e orientar o trabalho da equipe de Agentes de Defesa Ambiental, contratada e capacitada pelo projeto.

Através do Observatório, os especialistas em Sistemas de Informações Georreferenciadas (SIG) da Permian Brasil passam a compartilhar informações e alertas fornecidos pela plataforma OroraTech sobre os focos de calor ativos e a tendência de propagação do fogo, tanto dentro do projeto quanto no seu entorno (zona de amortecimento), com base em variáveis climáticas na região, com os órgãos de controle e ONGs participantes da iniciativa. Isso permite que estas entidades também se beneficiem da ampla cobertura da plataforma contratada, de até 15 quilômetros ao redor da reserva, para proteger outras áreas ameaçadas pelas queimadas que se agravam com a estação seca.

Assim, estreitando relacionamento e comunicação, os parceiros do Observatório podem acessar e trocar informações estratégicas para o combate aos incêndios regionalmente, em uma sala de situação online. Já fazem parte da iniciativa o Batalhão da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros de Rondônia, o Exército Brasileiro e as ONGs locais OSR (Organização dos Seringueiros de Rondônia) e Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé.

 

Sobre a tecnologia que fornece dados estratégicos diários ao Observatório de Proteção Ambiental

A plataforma da rede de satélites da OroraTech vem melhorando significativa e estrategicamente o monitoramento e a resposta a incêndios florestais na RESEX do Rio Cautário, detectando anomalias térmicas de forma inovadora e quase em tempo real. Com uma rede de 25 satélites em órbita, a OroraTech fornece dados detalhados sobre a localização, tamanho e potencial de propagação dos incêndios, permitindo respostas mais rápidas e eficazes das equipes locais.

A integração da solução OroraTech no sistema de monitoramento contínuo da Permian Brasil é um ponto de virada no estudo e no gerenciamento de incêndios florestais. Os altos recursos desse sistema, que conta com os mais recentes avanços em sensoriamento remoto por satélite, ajudam a melhorar significativamente a identificação de eventos de incêndio em tempo quase real, bem como a prever seu comportamento com alta precisão [Link].

A contribuição com os órgãos de controle e com as entidades de proteção ambiental está alinhada com a missão da empresa de conservar a natureza como ação efetiva para o combate às mudanças climáticas [Link].

CATEGORIAS:
COMPARTILHE: