A floresta tropical de Bornéu é um tesouro de biodiversidade. Das árvores imponentes, que abrigam orangotangos movendo-se entre galhos em meio aos gritos dos calaus dispersores de sementes, até os gentis gigantes elefantes e bantengues que pastam e se alimentam da vegetação rasteira, este ecossistema insular é único. Infelizmente, muitos desses animais incríveis enfrentam ameaças crescentes como perda de habitat, caça ilegal e propagação de doenças.
O Centro de Sabah, em Bornéu, com suas vastas extensões de floresta remanescente, é um importante reduto global para a sobrevivência a longo prazo dessas espécies. Isso inclui a área do Projeto de Conservação da Floresta Tropical de Kuamut, também conhecida como Reserva Florestal Norte de Kuamut, e áreas de conservação vizinhas como Vale Danum, Canyon Imbak e Bacia Maliau.
Para proteger efetivamente esta área crítica e sua diversa flora e fauna, o projeto está capacitando os guardas florestais e a equipe de monitoramento de campo com tecnologias de ponta, como a “Ferramenta de Monitoramento e Relatório Espacial” (em inglês: Spatial Monitoring and Reporting Tool, ou SMART). O SMART é uma plataforma global que permite aos guardas florestais e suas equipes de campo registrarem, analisarem e relatarem sistematicamente tudo o que observam durante o monitoramento e as patrulhas, desde avistamentos de animais até potenciais ameaças. Mais informações sobre o SMART podem ser encontradas neste website.
No final de agosto de 2024, o Projeto de Conservação da Floresta Tropical de Kuamut (conheça mais o projeto), em colaboração com a Permian Malásia e instrutores da WWF Malásia Sabah, realizou um treinamento SMART, de cinco dias, para a equipe de campo e guardas florestais de várias agências que protegem sua área e seu entorno. O evento, liderado pela grupo Yayasan Sabah, incluiu guardas florestais do Departamento Florestal de Sabah (SFD), do Departamento de Vida Selvagem de Sabah (SWD), e do próprio grupo. Entre os participantes que não eram guardas florestais estavam pessoas da Parceria de Pesquisa da Floresta Tropical do Sudeste Asiático (SEARRP) e a equipe de monitoramento de biodiversidade de campo da Permian, que têm realizado monitoramento sistemático da biodiversidade.
O treinamento focou em três objetivos principais:
1. Formação de Campeões da Conservação: o Projeto enfatizou o papel vital que o monitoramento e a proteção desempenham na salvaguarda da biodiversidade de Bornéu;
2. Domínio de Dados Espaciais: a equipe de campo e os guardas florestais aprenderam a coletar e analisar dados espaciais sobre florestas, vida selvagem e ameaças potenciais;
3. Aplicativo Móvel SMART Patrol: os participantes receberam treinamento prático no uso do aplicativo Mobile SMART Patrol, permitindo que coletem dados, fotos e até sons diretamente em seus smartphones, e carreguem os registros para um banco de dados centralizado.
O treinamento incluiu exercícios práticos de campo. Divididos em equipes, os guardas florestais praticaram o uso do novo aplicativo durante patrulhas veiculares e caminhadas pelas trilhas da floresta tropical. Eles aprenderam a documentar suas observações efetivamente, registrando detalhes essenciais como coordenadas e evidências visuais.
O treinamento promoveu um espírito colaborativo entre os instrutores, equipes de campo e guardas florestais de diferentes organizações. Eles compartilharam as melhores práticas e desenvolveram um modelo de dados SMART personalizado especificamente para a área do projeto e florestas circunvizinhas. Isso garante que os dados coletados sejam relevantes e ajudem a acompanhar os principais indicadores de conservação.
O treinamento foi concluído com um plano para avaliar a eficácia da implementação do sistema SMART nos próximos meses. A equipe de campo e os guardas florestais testarão o aplicativo, durante o monitoramento e patrulhas regulares, para a coleta de feedback. Esta avaliação contínua permitirá refinar o modelo de dados e garantir que o sistema sirva ao seu propósito de forma ideal.
Após completar o curso, os participantes receberam certificados em reconhecimento às suas conquistas. O treinamento foi encerrado com um encontro social, onde participantes e instrutores se reuniram para celebrar suas conquistas e desfrutar da própria natureza, a qual protegem, arduamente.
Por meio do programa de treinamento SMART, o Projeto está capacitando guardas florestais e a equipe de campo com as ferramentas e o conhecimento necessários para se tornarem guardiões ainda mais eficazes das insubstituíveis florestas tropicais de Bornéu e de sua magnífica vida selvagem.
Este artigo foi originalmente publicado no site da Permian Global em 12 de setembro de 2024. Leia o original.